Cachaça Mapirunga

UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA

Minha paixão pelo cultivo da cana-de-açúcar e fabricação de cachaça vem desde a minha infância, seguindo os passos de meu pai que criou seus 17 (dezessete) filhos através das atividades na agroindústria da cana-de-açúcar.


Logo que adquiri minha primeira propriedade, um terreno situado na Baixa da Vambira, zona rural do Município de Viçosa do Ceará - CE,  em meados de 1987, iniciei meus primeiros passos nesse ramo, com meu próprio plantio de cana e com a fundação do meu engenho de cachaça de alambique. Daí em diante comecei a fabricar a cachaça nos mesmo padrões arcaicos que, naquela época, ainda deixavam muito a desejar na questão da qualidade do produto final.

Em 2003, aqui mesmo na cidade de Viçosa do Ceará, juntamente com outros fabricantes, criamos a APCAC - Associação dos Produtores de Cachaça de Alambique do Ceará, apoiada através do Projeto de Organização do Arranjo Produtivo da Cachaça de Viçosa do Ceará, sendo criado um Conselho Gestor formado pelos seguintes parceiros: SDLR, SETE, SEAGRI, CENTEC, SEBRAE/CE e Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará. Com o apoio dessas instituições participamos, em 2010, de uma Missão Técnica em Minas Gerais, onde tivemos a oportunidade de participar de treinamentos, visitas às fábricas em funcionamento e feiras especializadas.

Depois dessa Missão Técnica e de tudo que vi e aprendi, comecei uma busca pela modernização da estrutura da minha fábrica. Em 2007 mudei para um novo espaço, onde pude construir uma fábrica mais moderna e com uma estrutura que atendesse melhor aos requisitos exigidos para a fabricação da cachaça. A partir de então, procuro melhorar o padrão da Cachaça Mapirunga cada dia mais, buscando novas soluções e meio para desenvolver um produto com a qualidade exigida e esperada pelos nossos clientes.

Por: Eudes Mapurunga - Proprietário

 

ORIGEM DO NOME MAPIRUNGA


A história, até certo ponto curiosa, do nome da nossa bebida começou com fato que remete a um dos nossos antepassados, chamado José Carneiro da Cunha Araújo, meu bisavô, que recebeu de seus conhecidos o apelido "Mapurunga". Com o passar do tempo, o apelido foi se tornando tão popular e comum à sua pessoa, que o mesmo resolveu adaptar o seu próprio nome, retirando o "Araújo" e incluindo o tal apelido como seu sobrenome, passando a ser chamado de José Carneiro da Cunha Mapurunga. O nome foi então sendo passado aos descendentes, tornando-se uma das famílias mais numerosas e conhecidas do Município de Viçosa do Ceará.

Da popularidade do sobrenome, veio a ideia de batizar a bebida de Mapirunga, que segundo Renato Braga, emérito professor e pesquisador cearense, o nome Mapirunga é de origem indígena e se refere ao um arbusto silvestre que produz um fruto que, quando maduro, tem uma coloração "rosa arroxeado", do qual se originou o apelido dado a José Carneiro da Cunha Mapurunga. 

Mapurunga é  o sobrenome da família e Mapirunga é o nome ou a marca do nosso produto. Experimente e comprove!
 


MISSÃO

Resgatar o prestígio da Cachaça de Viçosa do Ceará no cenário Regional, Estadual e Nacional.

 
 

VISÃO

Ser referência turística e comercial na fabricação de cachaça de alambique na Região, atendendo aos padrões nacionais e internacionais de qualidade.

 



This website was made using Yola.

No HTML skills required. Build your website in minutes.

Go to www.yola.com and sign up today!

Make a website with Yola